
Segundo o parlamentar, o documento revela que dez por cento dos assassinatos do mundo acontecem no Brasil, apesar do País só ter três por cento da população mundial. O deputado destacou, ainda, que há 22,7 homicídios para cada 100 mil habitantes, deixando o Brasil em 26º lugar no ranking mundial. Considerando os números absolutos, porém, o País registrou a maior quantidade de homicídios do mundo. Foram quase 44 mil vítimas em 2009, sendo que o segundo lugar ficou com a Índia, que tem uma população cinco vezes maior que a do Brasil, onde cerca de 41 mil pessoas morreram.
De acordo com Moraes, o Estudo também mostra que 90% dos mortos são homens e que os jovens estão mais sujeitos a serem vitimados. O parlamentar ressaltou, ainda, que o crime organizado, especialmente o tráfico de drogas, é o responsável pela maior parte das mortes violentas, e que nas cidades são cometidos três vezes mais homicídios do que na zona rural.
Por outro lado, o deputado registrou que a cidade de São Paulo surpreendeu a ONU com a queda de 20% na taxa de homicídio. Para Moraes, o dado revela o investimento das administrações do PSDB na redução da violência na cidade mais populosa do Brasil.
Betinho Gomes, do PSDB, lembrou que não só são Paulo, mas Minas Gerais, tem conseguido reduções significativas nos índices, também graças aos governos do PSDB. Já Daniel Coelho, do PSDB, salientou que o Recife deve lamentar o fato de ter um alto índice de assassinato de mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário