Páginas

Brasil na alienação dos sentidos negativos da política, corrupção generalizada, a falta de reforma política... o ficha limpa não passa o Brasil a limpo!

Enfim, este país de vossas excelências, as mariposas políticas, o povo vive de utopia, pela miséria controlada afim de eleições e reeleições, donde o dinheiro público é investido ao bem patrimonial de políticos; e os jovens se perdem em redes sociais falando que vão ao banheiro!


setembro 06, 2011

Delitos de jovens, até onde vai a responsabilidade da menoridade penal

Concordo com Carlindo Silva Santos Filho, quando diz que é uma questão muito simples de se resolver, que, está sendo transformada em um dilema social. A partir do momento em que o indivíduo se capacita a concretizar um fato, êle, deve ser responsabilizado pelo seu ato.

Sendo assim, acredito que a maioridade penal deve ser definida, não por um número, e sim, por um Conceito gerado através de: análises das condições, favoráveis, que sustentem as responsabilidades, do indivíduo, no fato, já, concluido. Um crime realizado por um indivíduo com idade igual ou maior que 18 anos, não traduz resultado diferente de crimes produzidos por menores de 18 anos.

É um pensamento absurdo, gerado por mentes pequenas, que vêem, apenas, o lado do criminoso, e nunca, o lado da vítima, e, de seus familiares. Ser assassinado por uma "criança" ou, por adulto. Existe alguma diferença?

16.nov.2006 - Em crime que lembrou a barbárie cometida contra o garoto João Hélio, no Rio de Janeiro, dois menores, um de 12 e outro de 16 anos, arrastaram a dentista Maria Tereza Ferreira, 43 anos, por cerca de 20 m, enquanto ela tentava tirar um dos filhos de seu Astra que estava sendo roubado em Porto Alegre, nesta quarta-feira (05-09). A polícia apurou que um dos menores estava armado com revólver de brinquedo. Maria Tereza passa bem.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou em abril, projeto que reduz a maioridade penal de 18 anos para 16 anos (leia mais) na prática de crimes hediondos, sequestro e tráfico de drogas. A matéria ainda vai passar pelo Plenário – e se for aprovada será discutida na Câmara dos Deputados. Lula é contra a redução. Ele acha que a família, e não cadeia, deve orientar os jovens. Desde a morte trágica do menino João Hélio no Rio, em fevereiro, com a participação de um menor de idade, o tema tem mobilizado a sociedade. E você o que acha? A maioridade penal deve ser reduzida no Brasil?


'Jovens' que cometem crimes contra outro, como espancamento, morte, enfim, todas as barbarias que encontramos nos últimos anos no País, acometidas por menores de idade que, quando presos, são levados para instituições como a FEBEM, e ao completarem 18 anos, são colocados de novo no seio da sociedade, e que por via de regra, voltam aos mesmos delitos;

Porque um jovem de 15, 16 anos, que espanca outro jovem no meio de uma gang ou mata, não é sujeito a ser encarcerado como um criminoso comum, somente porque é menor de 18 anos??

Nenhum comentário: